Requirements
O arquivo requirements.txt, usualmente localizado na pasta-raiz do projeto, tem a finalidade de listar quais são os packages que foram utilizados naquele determinado projeto.
Muitas vezes, no curso de um script, é possível instalar uma dependência utilizando o pip install {nome do pacote}
, porém o arquivo requirements.txt se faz fundamental quando os projetos serão acessados por aplicações, tais como Django, Flask, Heroku e MyBinder, por exemplo, sendo esse o motivo principal para criar esse arquivo.
Pip Freeze
O comando pip freeze
é o mais difundido na internet para se criar o arquivo requirements.txt, ou seja, o arquivo com o qual é possível indicar quais os packages necessários para rodar um determinado script. O problema é que ele não lista apenas os packages utilizados em um determinado script, listando TODOS os packages de instalados no python (ou ambiente python).
Particularmente eu utilizo enviroments do Conda, com dezenas de pacotes instalados em cada enviroments, e os arquivos requirements.txt ficavam muito extensos, apresentando alguns problemas.
#pip freeze > requirements.txt
Pipreqs
O pacote pipreqs, pelas descrições, pareceu atender a demanda de lista APENAS os pacotes de um determinado projeto. Porém ele não funciona diretamente no Juptyter Notebook, motivo que foi preciso inserir um ponto de exclamação no início do comando, para que o jupyter interpretasse que se trata de um comando a ser feito em bash.
!pipreqs '.' --force --debug --print
Environment.yml
Descobri ainda que o comando ` conda env export > environment.yml` pode auxiliar na criação destes parâmetros, não sendo exatamente o que se busca, ou seja, o arquivo requirements.txt necessário para aplicações.
#!conda env export > environment.yml
PIP
É possível, dentro de um ambiente conda, instalar um package por meio do pip, usando o comando.
pip3 install {package name}
pip3 install folium --upgrade
Deixe um comentário