OneDrive: além do limite!

1 minuto(s) de leitura

Na “firma” adotaram as soluções da Microsoft e, dentre elas, o OneDrive e Sharepoint, como gerenciadores de arquivos “na nuvem”.

Após fazer upload de todos os arquivos que usamos no cotidiano profissional, limitaram a velocidade para fazer download e upload de arquivos e bloquearam os usuários de ajustarem a configuração! 💩

Configurações Avançadas


Por consequência, o acesso aos arquivos ficou muito moroso, tornando-se muito difícil acessar os extensos pdfs que são utilizados no cotidiano.


Solução RegEdit

Para contornar, descobri, com auxílio do post Limit the sync app upload speed to a fixed rate, que é possível ajustar a velocade por meio das configurações do registro do Windows, ajustando a chave:

Campo Valor
Registry Hive HKEY_CURRENT_USER
Registry Path SOFTWARE\Policies\Microsoft\OneDrive
Value Name UploadBandwidthLimit
Value Type REG_DWORD
Default Value 125
(min value 1)
(max value 100000)


Para facilitar o processo, obtei por criar a chave a ser adicionada no registro, bastando fazer o download e executar.


Solução PowerShell

Uma outra alternativa é modificar o registro do Windows com auxílio do PowerShell. Descobri isso em meados de novembro de 2023, lendo o post How to Access or Modify StartUp Items in the Window Registry e gostei muito das possibilidades que surgem ao editar o registro por linha de comando!

Inicialmente vemos o conteúdo da chave do registro.

# Vê chave no Registro
Get-ItemProperty -Path "Registry::HKEY_CURRENT_USER\SOFTWARE\Policies\Microsoft\OneDrive"


Depois é possível modificar. Ajustei para 100.000 KB/s, visto tratar do máximo permitido pelo OneDrive, conforme se observa na documentação.

# Modifica Chave no Registro
Set-ItemProperty -Path "Registry::HKEY_CURRENT_USER\SOFTWARE\Policies\Microsoft\OneDrive" -Name "DownloadBandwidthLimit" -Value 100000
Set-ItemProperty -Path "Registry::HKEY_CURRENT_USER\SOFTWARE\Policies\Microsoft\OneDrive" -Name "UploadBandwidthLimit" -Value 100000


Como é necessário reiniciar o OneDrive para que as novas configurações aparecem, aprendi como reiniciar uma aplicação por meio do PowerShell, lendo o post How to Use PowerShell to Restart a Crashed or Closed App/Process?

# Pega Processo com OneDrive
$proc = Get-Process -Name OneDrive | Sort-Object -Property ProcessName -Unique

# Derruba Processo
$proc.Kill()

# Reinicia OneDrive
Invoke-Item "C:\Program Files\Microsoft OneDrive\OneDrive.exe"


Com esses passos é possível retirar as restrições de velocidade do OneDrive!

Deixe um comentário