Docker: Geoserver

1 minuto(s) de leitura

O GeoServer é um software livre que permite o desenvolvimento de soluções de webmapping, ou seja, a visualização e edição de dados geoespaciais na web. Ele segue os padrões abertos da Open Geospatial Consortium (OGC), que garantem a interoperabilidade entre diferentes sistemas e fontes de dados.

Com o GeoServer, é possível publicar mapas e dados de vários formatos, como:

  • Shapefile
  • PostGIS
  • Oracle Spatial
  • GeoTiff
  • NetCDF, etc.


Os dados podem ser acessados por meio de interfaces baseadas em protocolos como WMS, WFS, WCS, WPS e Tile Caching. O GeoServer também oferece suporte a estilos personalizados usando o padrão SLD, filtros OGC, transações WFS-T e outras funcionalidades.

O GeoServer é baseado em servlets Java e pode rodar em qualquer servidor web que suporte essa tecnologia. Ele é projetado para ser extensível e fácil de usar, com uma ferramenta de administração via web que simplifica a configuração e o gerenciamento dos dados.



Docker

Utilizando Docker é possível instanciar facilmente o Geoserver. Muito útil ter um GeoServer para chamar de seu!, além de aprender os comandos para explorar os Geoservers espalhados por ai, obtendo informação de modo mais assertivo.

A image no Geoserver está disponível no Docker Hub. Uma vez que estiver instalado corretamente, seguindo os passos abaixo, basta acessar o site http://localhost:8080/geoserver com as seguintes credenciais:

  • username: admin
  • password: geoserver
# Pull Docker Image
docker pull geonode/geoserver

# Download
wget https://build.geo-solutions.it/geonode/geoserver/latest/data-2.18.3.zip --no-check-certificate -P ~/Downloads/

# Create Directory
sudo mkdir /opt/geoserver/

# Unzip
sudo unzip ~/Downloads/data-2.18.3.zip -d /opt/geoserver/

# Deleta Pasta
rm ~/Downloads/data-2.18.3.zip

# Run Docker
docker run --name my_geoserver -v /var/run/docker.sock:/var/run/docker.sock -v /opt/geoserver/data/:/geoserver_data/data -d -p 8080:8080 geonode/geoserver

# Remove
docker rm -f my_geoserver

Deixe um comentário