PowerBI: Enxugando Dimensões
Um modelo de dados no Power BI é uma forma de organizar e relacionar os dados que serão usados para criar relatórios e dashboards. Um modelo de dados pode conter várias tabelas, colunas, medidas, relações e hierarquias que definem como os dados são estruturados e como eles se conectam entre si. Um modelo de dados bem projetado pode facilitar a análise e a visualização dos dados, além de melhorar o desempenho e a escalabilidade do Power BI.
Diante disso, enfrentava o seguinte problema: como lidar com Dimensões que apresentam diversas ocorrências que não existem na Tabela Fato.
Para isso a solução que adotei é:
- Adicionar a Dimensão, contendo todos os possíveis registros. No caso em tela as dimensões são: Situação e Cargos.
- Usando o PowerQuery, fazer um join obtendo apenas os registros que “pareiam” com a Tabela Fato. No caso em tela, a Tabela Fato é Atendimentos.
= Table.NestedJoin(Situacao, {"IdSituacao"}, Atendimentos, {"IdSituacao"}, "Expand", JoinKind.Inner)
Dessa forma, consigo criar uma tabela virtual no meu modelo de dados do PowerBI, contendo apenas os registros das Situações que ocorrem nos Atendimentos. Isso evita uma série de informações “Em Branco” nas métricas do PowerBI e possibilita a reutilização das Dimensões em dezenas de painéis.
Deixe um comentário